
A MULEIDE tem como foco o combate à violência baseada no género, visando eliminar o desequilíbrio de oportunidades no acesso ao progresso e ao bem-estar socioeconómico entre homens e mulheres. Para isso, adota uma abordagem integrada, que atua em três frentes interligadas, reforçando-se mutuamente. O objetivo final é contribuir efetivamente para a redução da incidência da violência baseada no género. A Associação Mulher, Lei e Desenvolvimento (MULEIDE) é uma organização fundada em 1991 cujas sedes regionais se encontram nas cidades de Maputo, Beira e Pemba. Sua missão é promover a capacitação e o empoderamento das mulheres, especialmente nas comunidades.
Suas principais áreas de actuação incluem: pesquisa e formação para mulheres no sector informal; educação em saúde sexual, reprodutiva e prevenção do HIV/SIDA; consciencialização jurídica, oferecendo formação sobre os direitos das mulheres, no âmbito da defesa dos Direitos Humanos.
Além disso, em 1996, a MULEIDE participou activamente na campanha sobre a violência contra as mulheres, reforçando seu compromisso com a igualdade de gênero e a justiça social.
A criação da MULEIDE foi impulsionada pelo surgimento da rede regional africana WILDAF, dedicada à defesa dos direitos das mulheres.
Alguns dos membros fundadores da MULEIDE já participavam dessa rede, seja como membros activos ou como convidados. Durante um dos encontros regionais, ficou acordado que cada participante levaria uma iniciativa para desenvolver em seu país, colmatando com a fundação da MULEIDE.
Nossos Parceiros
