MULEIDE RECEBE DIPLOMA DE MERITO DA ALICE COSSA, ESPOSA DO ADMINISTRATOR DO DISTRITO DE MATUTUINE
MULEIDE RECEBE DIPLOMA DE MERITO DA EXCELETISSIMA ESPOSA DO ADMINISTRATOR DO DISTRITO DE MATUTUINE, ALICE COSSA
A Muleide, teve a honra de receber da Excelentíssima, esposa do Administrator do distrito de Matutuine, Alice Cossa, um diploma de mérito, em reconhecimento ao apoio que a Muleide tem dado ao sector de alfabetização naquele distrito.
A MULEIDE, uma das mais conceituadas Organizações da Sociedade Civil, em Moçambique, é a primeira organização a receber um diploma do género, num evento em que foram, também, reconhecidos outros parceiros que apoiam o sector da Alfabetização daquele distrito.
Este acto de reconhecimento teve lugar no dia 17/07/2024, no distrito de Matutuine, província de Maputo.
No seu discurso, Alice Cossa agradeceu pelo apoio prestado ao distrito e reiterou o interesse de continuar a trabalhar com os Parceiros de Cooperação que têm ajudado no desenvolvimento do mesmo e no cumprimento do objectivo do governo de reduzir o índice de analfabetismo no país.
CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA CONDICIONAM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO
Esta afirmação foi avançada nesta quarta-feira (17.07), aquando da realização da I Sessão Distrital do Movimento, Advocacia, Sensibilização e Mobilização de Recursos para os Programas de Alfabetização “MASMA”, dirigida por Alice COSSA, representante Distrital do MASMA e Esposa do Administrador do Distrito de Matutuíne. O evento que decorreu no Posto Administrativo de Bela-Vista, enquadra-se no âmbito do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024 e do Plano Estratégico de Gabinete da Esposa do Presidente da República (PEGEPR) 2020-2024.
Numa sessão marcada por temas como “Guião de Apoio no Funcionamento do MASMA, Balanço das actividades desenvolvidas no ano 2023, incluindo, Balanço das actividades de AEJA referente ao I° Semestre-2024”, a representante do MASMA no Distrito, nao só moderou, como também reforçou o debate “temos que trazer ideias que possam garantir que o Distrito se torne uma referência na Província de Maputo”- disse.
Destaca-se que durante o evento, Alice COSSA, não só ofereceu diplomas aos Parceiros de Cooperação “CESAL e MULEIDE”, como também, tomou conhecimento das causas que condicionam o processo de alfabetização e educação de jovens e adultos no Distrito, caracterizadas por “prática de agricultura, pesca, comércio, incluindo dentre outras, à busca de oportunidades de empregos sazonais dentro e fora do país”.
Refira-se que a dirigente, manifestou preocupação em relação às causas que causam o desperdício escolar no processo de alfabetização e educação de jovens e adultos, tendo apelado aos actores de base “directores de escolas, professores, cônjuges dos chefes dos postos e das localidades”, para uma acção conjunta assente na inovação no contexto da mobilização de jovens e adultos para o processo de ensino e aprendizagem baseada na alfabetização e educação de jovens e adultos no Distrito. “Deve haver muito engajamento de todos, no sentido de garantir-se o aumento de número de pessoas alfabetizadas, reduzindo deste modo, a actual taxa de 39% para 23% até 2029 no país e em particular no Distrito”- finalizou.